terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Como suas compras vêm da China até a sua casa e por que elas demoram tanto? Dicas para não se frustrar.

Para a consultora Giuliana Grinover, muitos brasileiros já fazem compras internacionais sabendo que a entrega pode demorar, mas como os preços são atrativos, não se importam tanto. “O problema logístico muitas vezes fica em segundo plano diante da variedade de produtos e das políticas agressivas de preço baixo. A primeira dica, então, é comprar sem pressa para receber”, orienta. “Se tiver pressa, pode optar pelos serviços expressos mais caros, mas como a maioria dessas compras é de itens com pouco valor agregado, quase que supérfluos, poucos consumidores optam por pagar o preço alto para receberem rapidamente sua compra”, explica.
Além disso, ela alerta sobre a qualidade de alguns produtos, principalmente de vestuário. “Uma das principais reclamações em sites como o Reclame Aqui é quanto a diferença do produto recebido para o que estava na foto, principalmente de roupas e acessórios. Também é preciso, nesses casos, ficar atento à numeração das roupas, que é bastante diferente da do Brasil. Por isso, é preciso calma na hora de comprar, na empolgação pelo preço baixo, para não se frustrar com o produto que vai receber”, orienta.
O Correios também dá outras orientações importantes. É importante pesquisar sobre os fornecedores conhecidos e de confiança e se possível conversar com outros compradores do mesmo vendedor, verificar se a página utilizada fornece claramente seu endereço eletrônico e outras informações necessárias para sua localização, além de serviços de atendimento ao consumidor para eventuais reclamações, e informar-se sempre sobre as condições de troca e devolução do fornecedor, fundamental caso haja algum problema com a mercadoria adquirida.
Por último, Costa e Silva lembra que até que seja entregue, a mercadoria é responsabilidade do vendedor. “Antigamente, quando o Correios tratava apenas de cartas, os destinatários nem sabiam que iam receber algo, então o dono da correspondência é sempre quem a enviou e isso só muda após a entrega ao destino final. Esta é ainda a forma como serviços de correios funcionam no mundo. O dono da encomenda, portanto, é o vendedor”, esclarece.

Mesmo que, ao pagar o frete, o comprador já se sinta dono da mercadoria, na prática não é assim. “Muitos pensam que, se não recebem a mercadoria que já pagaram o frete, devem entrar em contato conosco. Mas o frete foi pago para o vendedor, então no caso de extravio, por exemplo, o contato deve ser feito diretamente com quem vendeu”, finaliza.

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